O opAS | Mensagem da Presidente do P.PORTO
Mensagem da Presidente do P.PORTO

“O Orçamento Participativo da Ação Social (opAS) é um instrumento democrático que permite que qualquer estudante do P.PORTO intervenha responsavelmente nas atividades a desenvolver nas diversas áreas de missão dos Serviços de Acção Social.”

No âmbito da estratégia global de reforço da participação dos estudantes nos processos de decisão e gestão de recursos, os Serviços de Acção Social do Politécnico do Porto (SAS do P.PORTO), entenderam conferir prioridade à promoção de um Orçamento Participativo.

O Orçamento Participativo da Ação Social (opAS) é um instrumento democrático que permite que qualquer estudante do P.PORTO intervenha responsavelmente nas atividades a desenvolver nas diversas áreas de missão dos Serviços de Acção Social, através do envio de propostas de projetos e da selecção daqueles que serão implementados (votação on-line).

Com esta iniciativa pretende-se manter uma gestão próxima entre todos os estudantes e a Acção Social do P.PORTO, na procura de soluções e novas ideias, fomentando um espírito cívico, onde as preocupações individuais sejam integradas no bem público comum, reforçando a responsabilidade e formação integral de todos os estudantes envolvidos e, ainda, contribuindo para a qualidade da cultura democrática.

A Ação Social do P.PORTO pretende a concretização dos seus objetivos através da proximidade real, olhar crítico, participação ativa, melhoria e inovação na ação.

O opAS é coordenado por uma Comissão onde está presente o Conselho de Acção Social, o Provedor do Estudante e um representante de cada Associação de Estudantes.

Esta é a possibilidade de materializar uma ideia em prol do bem comum.

Contamos com a participação de todos.

Rosário Gambôa

Presidente do P.PORTO